quinta-feira, 13 de junho de 2013

DEUS



Voltaire, filósofo iluminista francês, era conhecido por sua perspicácia, espirituosidade e por ser um escritor polêmico, satírico, que criticava a Igreja Católica e instituições francesas da época. No entanto não era ateu.
Acreditava na possibilidade da existência de Deus e na necessidade de Deus existir.
Voltaire disse: "Se é muito presunçoso adivinhar o que Ele é e por que Ele fez tudo o que existe, parece-me também muito presunçoso negar que Ele existe."

E concluiu: “ Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo”.
Um dia, sem jamais haver lido estas frase, vei-me à mente frase semelhante a anterior, enquanto martelava em minha cabeça a pergunta: Deus existe? E escrevi um poema, mais ou menos assim:

Eu não O vejo
mas Ele se revela na perfeição
das infinitas formas e cores que compõem a vida.
Eu não O escuto,  
mas Ele sussurra no vento
na chuva que cai,
no rio que corre,
no mar que ruge,
no grito do recém-nascido.

Eu não encontro palavras que o descrevam,
porque o limitado não pode falar do que é sem limites.
Eu não o vejo,
porque meus olhos habitam esta dimensão entre brumas e luzes.
Não o escuto,
porque meus ouvidos não alcançam oitavas e frequências tão altas.

Mas eu O sinto, quando minha respiração se acalma e aprofunda,
e O escuto nas batidas do meu coração, quando ele se agita e emociona.
diante de algo de uma profunda beleza.
Eu O vejo, quando um sentimento de amor imenso e incomparável, generoso,
me arrebata 
para além do que é humano
em mim.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário