sexta-feira, 21 de junho de 2013

A PAZ QUE EU QUERO


Volnyr Santana

Não quero mais estar em outro lugar.
Não espero que nada novo aconteça.
Não procuro a próxima curva.
Nem a próxima colina.
Estou aqui agora

E isto basta.

Trecho do filme "Terra das sombras", se não me engano.

Isto me inspira a dizer

Quero estar
finalmente
aqui,
onde cheguei,
sem saber como.
Estou naquele momento
em que preciso reconhecer 
o terreno por onde andam meus passos.
Não quero curvas inesperadas
para não derrapar por elas.
Quero andar por caminhos seguros
já palmilhados
por meus passos incertos.
Não quero a surpresa
nem a novidade.
O que tenho me basta
e o conhecido acalma.
Cansei do susto
e o inesperado interrompe
a rotina de paz estabelecida.
Posso andar por aí...
até posso...
mas,
na volta,
quero, 
ao abrir minha janela,
reencontrar a mesma paisagem
apenas tingida de claro e escuro,
de vermelho e ouro dos fins de tarde,
ou cinza dos dias de chuva.
É o que quero agora
para mim
e isto basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário