sábado, 26 de maio de 2012

CRIATIVIDADE E LIBERDADE


    É engraçado como me sinto mais segura transcrevendo uma frase ou texto de outros do que meus próprios textos e frases. Será por temer a crítica de quem porventura possa ler o que escrevo ou por achar que não tenho nada que valha a pena ser lido? Mas, penso agora, mais madura e permitindo-me dizer finalmente o que penso e sinto, escrevo porque gosto e porque este foi o jeito que encontrei de expressar-me, dar vazão ao que sinto, libertar o que penso. Escrevo porque sinto necessidade. Por isso... 


 Li na revista Planeta de 1994, em um artigo “O Jogo Divino da Criação”, que deve-se separar ato criativo de produção de obras primas. Todos, não só seres geniais, podem e devem usar a criatividade em suas vidas. 
    Uma das coisas que bloqueia a criatividade, segundo o texto, é a  preocupação em fazer a coisa certa, em sentir-se seguro daquilo que se está fazendo. Mas...
 “Criatividade não é segurança – é liberdade para repensar padrões já estabelecidos, é voltar às origens e ser deus.”... 
  
  Hoje li em um blog: "A apreciação estética requer uma mudança no olhar e nos demais sentidos, difícil no início, mas essencial para a alegria."  
    Para apreciar um trabalho criativo, também penso que é preciso mudar o modo de olhar o que se vê. É preciso sensibilizar o olhar. Ver como quem está vendo pela primeira vez.
   Deixamos de ser simples e de nos surpreender e encantar com o que vemos.
  “A cultura cria suas armadilhas”, escreveu Lúcia em seu artigo.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário