sexta-feira, 5 de abril de 2013

ESCUTAR




"Escutar é uma arte extremamente difícil. Isto, porque... estamos cheios de ciência, de ilustração; temos lido demais; nossos preconceitos são sobremodo poderosos; nossas experiências são como muralhas que nos circundam; e através desses preconceitos, do cimo dessas muralhas, tentamos escutar. Será possível prestar ouvidos a qualquer coisa, se a nossa mente não está, ao menos temporariamente,...sempre conferindo o que ouviu com algum conhecimento já traduzido e interpretado por todos nós?
... julgo que essa é uma das coisas mais necessárias e essenciais que nos cumpre fazer, que vós e eu devemos fazer.... Não deveis traduzir o que digo, não deveis interpretar o que digo... porque quando assim procedeis pondes fim ao pensar.... parastes de pensar, cessastes de ouvir... e isto... limita o pensamento e o impede de penetrar mais longe, mais no fundo... se ao que estou dizendo atribuis autoridade, nesse momento parais de pensar. Cabe-vos investigar."

Trecho do livro: Quando o Pensamento Cessa ( conferências realizadas em Madrasta, Índia, ano de 1952) de Jiddu Jrishnamurti

Nenhum comentário:

Postar um comentário