sábado, 17 de novembro de 2012

HARMONIA


“A harmonia é a lei fundamental da vida sobre a qual repousam todas as outras leis.”
“A religião do futuro, por ser meramente a lei da harmonia, será muito simples.”
do livro "Haja Luz" - Ponte para a Liberdade.


Ao pensar em palavras que definam harmonia, veio-me a mente a palavra ‘acordo’. 
Por exemplo, quando tons, sons, elementos de uma paisagem, ambiente, estão de acordo entre si, combinadas, criam harmonia na forma, na música, no espaço em que vivemos e contemplamos. Quando pessoas estão de acordo, a paz se estabelece e a harmonia é instaurada. Quando cada parte de nosso corpo está em conformidade com as outras partes, há bem estar e saúde física. Quando os pensamentos e os sentimentos estão de acordo, não há conflitos que causam doenças no corpo astral.
Hoje, enquanto esperava a palestra no Centro espírita que frequento, pensava e escrevia sobre harmonia. Por uma daquelas maravilhosas ‘coincidências’, o palestrante falou sobre a beleza de Jesus. Era tal que cada parte de seu corpo parecia estar apaixonada pelas outras partes, produzindo a perfeição. Não lembro exatamente das palavras empregadas por ele, que transmito como entendi. Quis saber mais sobre o assunto, mas perdi nosso querido palestrante de vista.
Acho possível usar a palavra ‘amar’em lugar de ‘apaixonar-se’.
Quando cada parte ama a outra, o conjunto se torna harmonioso.
Agora penso que talvez a harmonia seja o resultado de uma convivência amorosa de cada elemento que compõe a vida.
Estar em harmonia pode ser estar apaixonada pela vida, amando-a, num estado de contentamento e gratidão por estar aqui.
Estou consciente de minhas ‘desarmonias’, nas que vieram anteriormente em minha esteira de vidas, nas que criei durante o tempo em que existo agora. Sei que é preciso pacientemente juntar os pontos soltos, desatar os nós, na trama tecida ao longo do tempo. Tentarei todos os dias, sem pensar no tempo que ainda tenho. 
Um dia é sempre um tempo precioso a ser aproveitado.


escultura Harmonia - Bali

2 comentários:

  1. "Tentarei todos os dias, sem pensar no tempo que ainda tenho." Penso que, assim como você disse, o amor condiz com a harmonia. Pensando nisto, então, você pode apenas amar o seu próprio tempo, como se ama as diferentes partes do corpo, quando se torna beleza. Pode, assim, tornar belo seu tempo, torna-lo igualitário, vê-lo numa longa circunferência, para que se tenha a possibilidade então de retornar ao ponto que quiser na história do seu ser para então trabalhar suas desarmonias, para que possa juntar os pontos soltos e desatar os nós. A meu ver, basta amar seu tempo pois, como eu sempre acreditei, de fato ele estará sempre a seu lado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renan.
    Obrigada por compartilhar teu tempo comigo, visitando meu blog e dando tua especial contribuição.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir