sexta-feira, 12 de outubro de 2012

LAÇOS, ABRAÇOS








" Meu Deus! Como é engraçado! Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas. "

O poema de Mário Quintana me inspirou  e pensei:

Braços
podem ser 
laços
que abraçam
delicadamente
ou com paixão

podem ser porto
conforto
aconchego
pra quem chega
descansar

lugar garantido
pra quem
depois de partir
quis voltar

berço pro filho
ninho seguro
antes do vôo


Mas há os que
são amarras
que prendem
e sufocam

Há também
os braços
sem espaço
fechados
cruzados
na altura do peito
à porta do coração


Mais triste ainda
são os braços
pendidos
indiferentes
caídos
como asas
que se partiram
no confronto
com corações de vidro.

pobres pássaros feridos

desconfiam de todas
as transparências
que podem ser vidraças
mas também passagens
para outro coração
igual ao seu.



"Abraço é cuidado mudo. É a forma que encontramos de dizer: tudo vai ficar bem, sem palavras. É proteção para pesadelos infantis, porta aberta para corações fechados. É revelar sentimentos sem fazer estardalhaço. É encontrar o caminho sem pedir informação. Aconchego, morada, calor que vem do tum tum tum do coração e acalenta a alma. Eu sou grude, todo mundo sabe e aqueles que meus braços não alcançam, eu abraço com palavras."
Ílé Ásé Íyámí Ómí Tútú







2 comentários: