sábado, 8 de junho de 2013

PAZ E FELICIDADE



"Tua paz e tua felicidade não devem depender dos outros, mas apenas de ti. Costumo dizer que não devemos tentar fazer ninguém feliz, mas fazer felizes a nós mesmos e, desta forma, quem estiver conosco estará feliz também."

- Augusto Branco -

Não conseguimos ser felizes, porque esperamos que os outros façam isto por nós. Entregamos a eles a responsabilidade de tornar-nos felizes. Não percebemos que esta é uma tarefa impossível, pois ninguém conhece a fundo nossas expectativas. Como poderão entender-nos se nós mesmos não conseguimos isto?
Se nos conhecêssemos saberíamos que a nossa felicidade vem de um imenso vazio não preenchido em nosso interior. E ninguém pode visitar nossas almas a não ser nós mesmos. Só nós temos a chave de nossa morada interna. 
Precisamos visitar-nos. Andar devagar por nosso espaço adentro. Descobrir o que falta. Conhecer-nos. E isto se faz através de meditações.
Mas não podemos enclausurar-nos, introverter-nos demais. Assim com o abrimos a porta para dentro, precisamos abrir a porta para fora, para os outros, para a vida. O conhecimento interno também se faz pelo conhecimento externo. É no contato com os outros que nos descobrimos, através de nossas reações a eles e  de suas atitudes e de nossas atitudes para com eles. O modo como reagem a nós e reagem conosco é muito revelador. Mas não decisivo. A decisão de quem somos ou queremos deve-se apenas a nós. Uma consciência desenvolvida nos possibilitará isto.
Devemos pensar que nem sempre temos razão e que nem sempre os outros têm razão. 
Todos temos limitações e ter consciência delas pode nos dar a medida certa de nossa felicidade e uma caminho para ela.

2 comentários: