sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

UMA HISTÓRIA REAL

Em um seriado na TV, uma frase me fez refletir. Era: 
“O que significa quando a história se repete? Significa que você não aprendeu com ela.”
As mesmas ideias, ações, escolhas... resultam nas mesmas reações e resultados. Mudanças trazem novas possibilidades. Sempre é bom tentar mudar, melhor do que ficar repetindo o que não deu certo.
Outra frase no mesmo seriado, mais ou menos, dizia: “se o passado não deu certo, você ainda tem um futuro impecável pela frente.”

Temos um futuro por fazer, como páginas em branco a espera da história que será escrita por nós mesmos. Somos protagonistas e autores, pois a história é nossa. somos criadores do nosso destino, pois a partir de certo ponto, as escolhas passam a ser nossas, até mesmo a de lidar com aquelas que não pudemos fazer. 
Livrar-se da culpa pelo que fizemos ou deixamos de fazer rouba a energia, que nos resta ainda, para fazer o que pode ser feito.
Buscar culpados implica ficar atrelados a um passado que, por envolver outros, não pertence a nós somente, e por isso nem podemos entender. podemos reconhecê-los, mas não perder tempo julgando-os. Isto exaure nossas energias e não muda o que passou.
Construir uma nova história e um novo final é o que nos resta, mas não em cima de expectativas sonhadas, pois estamos construindo uma história real. Alicerces não se fixam em terrenos de nuvens. 
Deixemos os sonhos em seu lugar, no mundo dos sonhos. Deixemos os sonhos para as histórias inventadas no final do dia, para serem lidas antes de dormir.
Sonhar é bom quando não se quer viver de sonhos.